top of page

 

Natural de Cativelos, Fernando Abrantes é licenciado em Engenharia Eletrotécnica no ramo de Sistemas de Energia pelo Instituto Superior de Engenharia de Coimbra.

Conclui o 5º grau de Célarinete no Conservatório de Música de Seia, o XV - Curso Internacional de aperfeiçoamento de jovens músicos com os maestros Tristão Nogueira, Luís Rego e António Monteiro e o 1º - Curso Regional de Regência de Bandas Filarmónicas do distrito da Guarda com os maestros – Francisco Ferreira, José Figueiredo e Tristão Nogueira.

A sua atividade artística inclui a participação ativa como membro da Banda da Sociedade Musical Gouveense e da Orquestra Juvenil do Centro.

O seu desempenho na Sociedade Musical Gouveense é premiado com a atribuição de maiores responsabilidades, entre as quais o exercício das funções de maestro assistente, professor de Música e vice-presidente da associação. Na atualidade é o responsável litúrgico do coro e presidente da Sociedade Musical Gouveense.

Desde 2010, paralelamente ao seu percurso artístico Fernando Abrantes desempenha funções de empresário e gerente de uma fábrica de chocolate.

 

Natural de Lisboa, Manuela Costa é Diplomada pelo Conservatório Nacional de Lisboa, Licenciada pela Escola Superior de Canto de Madrid e Universidade de Música e Artes Dramáticas de Viena de Áustria e Mestre em Ensino de Música, variante instrumento-canto pela Escola de Artes Aplicadas de Castelo Branco.

No seu percurso artístico integra como membro coral, os coros da Fundação Calouste Gulbenkian de Lisboa, da Radiotelevisão Espanhola em Madrid e da Ópera Estatal de Viena em Viena de Áustria.

A sua atividade concertista inclui recitais líricos e a participação em várias óperas das quais se destacam a sua interpretação de “Zelmira” na ópera “Armida” no festival Haydn, 1ª Dama em “Das geheime Königreich“ de Ernst Krenek e Sheherezada/Queen/Mahler, na Ópera “Marco Polo” de Tan Dun.

Em 1997 é galardoada com o 3° Prémio no Sétimo Concurso Internacional de Canto – Francisco Alonso, em Madrid.

De 2008 a 2014 exerce atividade docente em Conservatórios de Música do Ensino Artístico nomeadamente Conservatório de Música de Seia,  Academia de Música e Dança do Fundão e Conservatório Regional de Castelo Branco. Atualmente é promotora e diretora artística do projeto OPERA4KIDS.

http://manuelacostasoprano.wix.com/manuelacostasoprano

 

 

Natural de Cativelos, Marco Albuquerque é diplomado pelo Conservatório de Música de Seia e licenciado pela Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco no curso de Música, variante de instrumento (flauta transversal).

Em 2012 faz parte da Orquestra Barroca da ESART e em 2013 colabora com o Ensemble Collegium Musicum Electroacústico. Desde 2013 até ao presente integra a Orquestra de Sopros de Coimbra.

Da sua atividade artística destacam-se as colaborações com os maestros Helder Abreu, Alberto Roque, Vasco Pearce de Azevedo, Pedro Neves, André Granjo, Paulo Martins, Rui Massena (onde fez parte da orquestra de suporte do programa “Música Maestro”, apresentado pelo mesmo e transmitido pela RTP1 em 2013), Eugene Corporon, Jean Sébastien Béreau, Francisco Sequeira, João Afonso Cerqueira, Pedro Pinto Figueiredo, Osvaldo Ferreira, António Saiote, Rui Pinheiro e Jan Cober.

Atualmente leciona flauta na escola de música da Sociedade Musical Gouveense, Academia de Música de Trancoso, Centro de Formação Musical da Mêda e na escola de música da Associação Desportiva, Recreativa e Cultural de Aguiar da Beira.

bottom of page